O Grupo de Pesquisa “Metodologias e Práticas de Ensino” surgiu da necessidade de desenvolver ações integradoras. Foi criado em 27/03/2020 e é formado por estudantes e professores do Ensino Médio integrado ao Técnico, Técnico, Graduação e Pós-graduação do IFES e da Faculdade Vale do Cricaré. Tem caráter multidisciplinar, portanto agrega pesquisas no âmbito da Literatura Brasileira, Língua Portuguesa, Literatura e Língua Inglesa, Comunicação Social, Ciências Biológicas e Matemática, que em vários momentos dialogam entre si e com outras áreas afins no que se refere a estratégias, práticas de ensino e discussão sobre currículo escolar que contribuam para uma educação de qualidade. A coordenação do grupo é realizada pelas professoras Carolina Lomando Cañete e Adriana Pin.
O grupo se reúne uma vez por mês, a fim de compartilhar as ações de pesquisa de cada integrante e leitura de artigos científicos, além de apresentar projetos em andamento ou concluídos; produções parciais ou integrais de orientações de pesquisa que estão sendo realizadas; participação, organização e realização de eventos, dentre outras ações necessárias.
Estudos e pesquisa de práticas de ensino sob o prisma multidisciplinar, estabelecendo diálogos, integração de currículos e metodologias diversificadas no processo de ensino-aprendizagem da Educação Básica, Graduação e Pós-graduação. Busca desenvolver pesquisas relacionadas ao ensino que contribuam para práticas inovadoras e que levem ao desenvolvimento da qualidade da educação através de alternativas pedagógicas que possibilitem a apropriação do conhecimento de forma significativa
Estudo, pesquisa e desenvolvimento de estratégias e práticas de ensino pertinentes à leitura no Ensino Médio direcionadas à relação entre a Literatura e a Indústria Cultural e às obras literárias clássicas previstas no currículo. Mediação da leitura para ampliação do repertório sociocultural aplicado nas produções de textos orais e escritos. Leitura, escrita e interpretação de textos na perspectiva da educação inclusiva.
A linha de pesquisa busca produzir materiais didáticos nas áreas de Biologia com o intuito de criar e desenvolver novas estratégias e práticas que estimulem o estudante no processo de aprendizagem de Biologia, considerando também a educação inclusiva e a exploração de espaços educativos não formais no ensino aprendizagem.
Estudo, pesquisa e desenvolvimento de estratégias e práticas de leitura literária na Educação Básica, com ênfase nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Formação de mediadores de leitura literária. Processos dialógicos em sala de aula para a constituição de leitores autônomos.